Escrito por José Sérgio Carriero Junior.
Existem muitos blogs e podcasts sobre Emergência em inglês (já deixei os links de alguns que eu acompanho na parte lateral da blog). Utilizar blogs e podcasts como ferramentas de aprendizado, ensino e compartilhamento de conhecimento tem sido a realidade de diversos profissionais do Pré-Hospitalar, das Emergências e das Unidades de Terapia Intensiva de países como Austrália, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Canadá. Eles se integram em um movimento chamado FOAM (Free Open Access of Medical Education). Através de mídias sociais como o Twitter (e a hashtag é #FOAMed), uma rede de conhecimento compartilhado vem se formando ao longo dos últimos 5 anos e tem exercido um papel fundamental como uma outra forma de buscar conhecimento, diferente daquela tradicional onde um professor “despeja” os conteúdos “em cima” de alguém que quer aprender.
Há um tempo já venho pensando em iniciar um blog, com conteúdo em Português. Primeiro porque já trabalho com Emergência há pouco mais de 10 anos e durante esse período quase sempre tive contato com estudantes de medicina e médicos residentes (e inclusive utilizei muitos conteúdos de blogs e de podcasts para ensinar e aprender junto com eles). Segundo porque estive em junho deste ano na conferência “Social Media and Critical Care” (SMACC – www.smacc.net.au) e pude perceber que esse é o futuro da educação de profissionais que trabalham com Pré-Hospitalar, Emergência e Cuidados com Pacientes Críticos, bem como de estudantes e de residentes dessas áreas. E o futuro é agora! Terceiro porque, com o reconhecimento da especialidade “Medicina de Emergência” no Brasil, a tendência é o crescimento na qualificação de profissionais que atuam nessa área, cabendo, portanto, uma produção de conteúdo independente, livre e gratuita.
Como tudo que se inicia, preciso de um retorno dos leitores para aprimorar as publicações. Comentários construtivos com certeza serão levados em consideração.
A partir de novembro/2019, o blog passou a contar com mais dois editores além de mim: o Rodrigo Rotheia e o Gabriel Gouveia. Seguimos buscando aprimorar nossos conhecimentos dentro do espectro do atendimento do paciente crítico em todas as faixas etárias.
Portanto, sejam todos muito bem-vindos ao “Sobrevivendo, nas horas vagas…”!
Parabéns José Sérgio pela iniciativa do blog! E parabéns José Sérgio e Luiza pelo post didático e de alta qualidade!
Abraço
CurtirCurtir
Obrigado, Rodrigo
CurtirCurtir
Parabéns pela iniciativa!
Conteúdo de altíssima qualidade
CurtirCurtir
Obrigado, Hudson
CurtirCurtir
Parabéns Zé, você continua inspirando a todos nós!
CurtirCurtir
Muito obrigado, Marcela!
CurtirCurtir
Oi Sérgio! Que iniciativa bacana! Parabéns aos dois! Como enfermeira intensivista,acompanho seu Blog com muito
interesse! Não sei se você se lembra de mim: PALS!
CurtirCurtir
Oi, Monalisa! Claro que me lembro de você sim! Devo recertificar o PALS no ano que vem. Quem sabe não nos encontramos novamente? Obrigado pelo interesse e apoio ao blog. Abraço
CurtirCurtir
entrei no blog no meio de um intervalo de plantao covid …para buscar informações sobre ventilação protetora ….muito obrigada ,,,,eh o que posso dizer ….linguagem direta ….fundamentada ….bom humor ( ” raros leitores e leitoras …” )
Parabens mesmo pela iniciativa , por dividir conhecimento , por ajudar !!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, Haliana! Espero que o blog tenha sido boa companhia para o intervalo do seu plantão!
CurtirCurtir
Dr José Sérgio foi meu preceptor no estágio de urgência/emergência durante o R1, em 2017. Aprendi muito com ele, e continuo aprendendo acompanhando o blog. Conteúdo prático e de qualidade! A equipe está de parabéns!
CurtirCurtir
Valeu, Leandro!
CurtirCurtir