Sobrevivendo, nas horas vagas…

Escrito por José Sérgio Carriero Junior.

Existem muitos blogs e podcasts sobre Emergência em inglês (já deixei os links de alguns que eu acompanho na parte lateral da blog). Utilizar blogs e podcasts como ferramentas de aprendizado, ensino e compartilhamento de conhecimento tem sido a realidade de diversos profissionais do Pré-Hospitalar, das Emergências e das Unidades de Terapia Intensiva de países como Austrália, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Canadá. Eles se integram em um movimento chamado FOAM (Free Open Access of Medical Education). Através de mídias sociais como o Twitter (e a hashtag é #FOAMed), uma rede de conhecimento compartilhado vem se formando ao longo dos últimos 5 anos e tem exercido um papel fundamental como uma outra forma de buscar conhecimento, diferente daquela tradicional onde um professor “despeja” os conteúdos “em cima” de alguém que quer aprender.

Há um tempo já venho pensando em iniciar um blog, com conteúdo em Português. Primeiro porque já trabalho com Emergência há pouco mais de 10 anos e durante esse período quase sempre tive contato com estudantes de medicina e médicos residentes (e inclusive utilizei muitos conteúdos de blogs e de podcasts para ensinar e aprender junto com eles). Segundo porque estive em junho deste ano na conferência “Social Media and Critical Care” (SMACC – www.smacc.net.au) e pude perceber que esse é o futuro da educação de profissionais que trabalham com Pré-Hospitalar, Emergência e Cuidados com Pacientes Críticos, bem como de estudantes e de residentes dessas áreas. E o futuro é agora! Terceiro porque, com o reconhecimento da especialidade “Medicina de Emergência” no Brasil, a tendência é o crescimento na qualificação de profissionais que atuam nessa área, cabendo, portanto, uma produção de conteúdo independente, livre e gratuita.

Como tudo que se inicia, preciso de um retorno dos leitores para aprimorar as publicações. Comentários construtivos com certeza serão levados em consideração.

Portanto, sejam todos muito bem-vindos ao “Sobrevivendo, nas horas vagas…”!

 

8 comentários em “Sobrevivendo, nas horas vagas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s